A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, desenvolveu ao longo deste mês a campanha “Julho sem Plástico”. A iniciativa, que visa conscientizar a população sobre os impactos da poluição plástica e incentivar hábitos mais sustentáveis no dia a dia, chegou a 33.371 pessoas. Nas redes sociais oficiais, os materiais da campanha contaram com mais de 40 mil visualizações. Já as ações presenciais alcançaram 682 pessoas.
A programação teve início com visitas monitoradas à Casa Ecológica, que fica no Horto Florestal. Participaram da atividade 42 alunos do 5º ano da Emeief Prof. Creso Assumpção Coimbra. As crianças aprenderam sobre sustentabilidade, consumo consciente, coleta seletiva e os problemas ambientais gerados pela poluição plástica. Ocorreram orientações porta-a-porta nos bairros Pq. Nossa Senhora das Dores e Pq. Res. Aeroporto, além de uma blitz educativa no Bairro Geada.
O prefeito Murilo Félix avaliou os resultados da campanha como positivos: “nossa campanha foi muito bem recebida pela população; vamos continuar com esse trabalho contínuo de conscientização sobre o descarte certo de resíduos”, disse. O secretário interino de Meio Ambiente e Saneamento, Márcio Marino, salientou que as mídias digitais são aliadas fundamentais para a educação ambiental. “Nossa estratégia é usar as ferramentas disponíveis para que os conteúdos sensibilizem as pessoas a adotarem atitudes mais sustentáveis”, falou.