A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), realizaram nesta quinta-feira (20) uma operação para fiscalizar e identificar possíveis locais de receptação de produtos furtados, como fios de cobre, hidrômetros, entre outros itens. A fiscalização tributária da Prefeitura de Limeira também atuou durante a ação.
Titular da DIG, o delegado Leonardo Burguer participou da operação. Ele recebeu denúncia de um comércio de ferro-velho, no Jardim Ibirapuera, que compraria produtos ilícitos. Em vistoria realizada no local, porém, os agentes da GCM e da DIG não encontraram nada que caracterizasse o envolvimento ilegal do comércio.
De acordo com a GCM, contudo, o proprietário do estabelecimento foi notificado para regularizar a atividade, pois foi constatado que o comércio não possui alvará de funcionamento. As atividades no local foram encerradas até a regularização.
Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi afirmou que as ações conjuntas entre as forças de segurança são essenciais para combater a receptação de produtos furtados e contribuir para a diminuição da criminalidade. “Operações como essa demonstram o comprometimento das autoridades em garantir a segurança e o cumprimento da lei em nossa cidade”, pontuou.
Ainda conforme Marchi, é importante o apoio da população nesse trabalho. “É fundamental que os munícipes denunciem quaisquer atividades suspeitas ou locais que possam estar envolvidos com receptação de produtos provenientes de furtos”, observou. Segundo a GCM, na noite de quarta-feira (19), um indivíduo foi preso por furto de hidrômetro de uma residência no Jardim Novo Mundo.