Apesar de não constar como feriado no calendário oficial, o carnaval garante um feriadão prolongado para muita gente. Principalmente no serviço público e, também, na iniciativa privada. Alguns setores ainda fazem dos quatro dias de folia uma espécie de descanso para seus trabalhadores, o que é merecido, diga-se de passagem.


Só para se ter uma ideia, as agências bancárias não funcionarão na segunda e terça-feira, voltando apenas na Quarta-Feira de Cinzas, às 12h. Assim como muitas repartições públicas municipais, estaduais e federais. A Prefeitura de Limeira bem como outros serviços municipais permanecerão fechados na segunda-feira, 21, e na terça-feira, 22, e assim como os bancos, retoma o atendimento normal na Quarta-Feira de Cinzas, às 12h.


O comércio de rua mantém o seu esquema de garantir o descanso aos comerciários na terça-feira de carnaval, quando as lojas não abrem e também, a exemplo dos serviços públicos, retoma o funcionamento a partir das 12h da quarta-feira, 22. Serviços essenciais, entretanto, em especial os de saúde, principalmente os de emergência, mantém o atendimento ininterrupto. Outro segmento que fecha ao longo do período é o Judiciário, que mantém, entretanto, o Plantão Judiciário On-line, todos os dias, entre 9h e 13h.


Há muito tempo, diga-se, se discute essa questão do feriado de carnaval. É feriado, não é feriado, na mesma proporção da história de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. Mas é uma oportunidade a mais para garantir o descanso de muita gente. Mesmo por que seria improdutivo manter tudo funcionando, uma vez que se trata de uma grande festa e é abraçada pela maioria do povo, como forma de extravasar suas tristezas e recuperar um pouco suas alegrias.


Afinal, o reinado de Momo se tornou parte das nossas vidas e, mesmo aqueles que dizem odiar o carnaval, no fundo não conseguem ficar parado quando toca alguma “marchinha carnavalesca”. O importante é aproveitar e, principalmente, ter responsabilidade na questão saúde. Pois ninguém deve se esquecer de que ainda não saímos, de fato, da pandemia do coronavírus, mas a máscaras, pelo menos neste carnaval, deverão ser mais divertidas e coloridas. Diversão e responsabilidade são duas atitudes que caminham juntas. Sempre.