O prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), sancionou uma lei que cria vagas de embarque e desembarque de passageiros de veículos de transporte por aplicativos. De acordo com a administração municipal, a implantação desses espaços está em planejamento.
A lei foi originada de um projeto da vereadora Lu Bogo (PL), que prevê que as vagas sejam criadas próximas a terminais rodoviários, supermercados, shopping centers, hospitais e na área central da cidade.
“Com o grande número de pessoas utilizando os serviços de aplicativos, precisamos também viabilizar para este público o conforto de ter um local para embarque e desembarque com segurança, como já ocorre em outras cidades brasileiras”, justifica Lu Bogo.
Ela também aponta que a finalidade é evitar que motoristas cometam infrações de trânsito, uma vez que estacionam em áreas proibidas, por não haver local específico de estacionamento, para embarque e desembarque de passageiros.
Para utilizar os espaços, segundo a lei, o motorista deve estar regularizado de acordo com a legislação municipal que trata do transporte por intermédio de aplicativos.
O texto não estipula um número de vagas a serem criadas. A prefeitura informou que será responsável pela criação, mas ao ser questionada sobre a quantidade, prazos para implantação e locais específicos onde elas ficarão, afirmou que “a Secretaria de Mobilidade Urbana está em fase de levantamento dos locais em que será possível a implantação desse tipo de vaga, tendo em vista a necessidade de espaço físico para comportar a vaga”.