A semana não começa com boas notícias em relação a Covid-19. Em matéria deste final de semana a Tribuna de Limeira mostrou que 30 mil limeirenses não voltaram tomar a segunda dose da vacina. E, principalmente, que a média móvel de casos vem aumentando gradativamente, a exemplo de municípios como São Paulo e também de todos os Estados brasileiros.
A Tribuna ouviu o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, que mostrou os dados e os cuidados, incentivamento àqueles que deixaram de tomar a segunda dose, para procurarem os pontos de vacinação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). E tomarem todos os cuidados possíveis para que esses números não cresçam ainda mais. Ferrari falou que os números em Limeira são bastante estáveis, mas qualquer descuido é perigoso. Lembrou que pelo período mais frio, quem tiver com algum sintoma gripal, que use máscara quando for sair. Ele explicou que a pandemia ainda não acabou. E infectologistas estão afirmando que já estamos numa quarta onda, porém mais branda devido à imunização, mas o alerta é sempre o mesmo: segunda dose, reforços e cuidados. Não dá para descuidar.
O próprio diretor da Vigilância em Saúde enfatizou que é preciso evitar o aumento de internações, mortes e contaminações. Esses são os parâmetros que norteiam o Grupo Técnico, que faz controle diário da doença em Limeira. O município está longe disso, mas se precisar pode voltar a adotar medidas duras novamente.
A China, nos últimos meses e semana é o melhor exemplo disso. E, principalmente, o aumento da transmissão comunitária, que voltou ao patamar 1.