Em resposta ao Requerimento Nº 425/2025 enviada no dia 8 de agosto, de autoria do vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB), a Prefeitura de Limeira informa que o índice de absenteísmo em consultas nas unidades básicas de saúde (UBS’s) é de 15,9%. Já nas consultas com especialistas o percentual chega a 24%. Em relação aos agendamentos de exames, a média de faltas é de 13%.

“É importante entendermos os motivos que levam as pessoas a não comparecerem, mas, ao mesmo tempo, buscarmos alternativas para reduzir esses índices que acarretam prejuízos para a própria população, à medida que resultam em atrasos para novos agendamentos, além de desperdício de recursos públicos”, afirmou o parlamentar.

O vereador cita que, somado à intensificação da campanha de conscientização, incentivando os munícipes a não faltarem ou a comunicarem a desistência com antecedência, a modernização da máquina pública é fundamental para aprimorar a comunicação e reduzir o absenteísmo.

De acordo com ele, há uma semana a Prefeitura lançou uma ferramenta inédita no país de inteligência artificial (IA) para orientar sobre centenas de serviços municipais e responder dúvidas gerais da cidade, batizada de Lia (Limeira Inteligência Artificial). Já na última sexta-feira, 19 de setembro, o programa Limeira Digital, que leva Wi-Fi gratuito às repartições da Secretaria de Saúde, foi ativado oficialmente.

“Vamos protocolar indicações para que tanto a Secretaria de Saúde quanto a de Tecnologia e Eficiência unam forças e adotem estratégias para reduzir o índice de faltas e assim otimizar os serviços públicos de saúde prestados”, ressaltou Dr. Marcelo Rossi.