A Santa Casa de Limeira atendeu, na última semana, 60 crianças dentro da campanha “De olho nos olhinhos”, que busca identificar o retinoblastoma. As atividades foram comandadas pelo médico oftalmologista Dr. Osmar Gaiotto.
A campanha “De olho nos olhinhos” tem como padrinhos o casal Daiana e Tiago Leifert. Aos 11 meses de idade, a filha deles foi diagnosticada com retinoblastoma nos dois olhos.
Em janeiro de 2022, o casal decidiu criar a campanha com o objetivo de conscientizar famílias em todo o Brasil sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma e sobre a importância de levar todas as crianças ao oftalmologista uma vez por ano, começando no primeiro ano de vida.
O retinoblastoma é um tipo de câncer ocular que afeta principalmente crianças pequenas, sendo mais comum em bebês. Cerca de 90% dos casos são identificados antes dos 5 anos de idade.
O tumor se desenvolve na retina e pode atingir um ou ambos os olhos. Quando diagnosticado precocemente, tem altas chances de cura (até 90%) e pode preservar a visão. Em casos tardios, pode causar cegueira e até ser fatal.
Os atendimentos realizados na Santa Casa foram para crianças que estavam com suas consultas já agendadas.
Para o Dr. Gaiotto, a participação da Santa Casa de Limeira neste projeto — coordenado também pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) — é de grande relevância, pois está alinhada com os princípios da Instituição. “Através da atuação de seus médicos preceptores, residentes, profissionais de enfermagem e equipe administrativa, com o apoio irrestrito da superintendente Veridiana Cason Gonzaga e da Mesa Administrativa, reafirma-se o compromisso com o ensino de qualidade e a responsabilidade social — dois pilares inarredáveis da Santa Casa de Limeira”.