Professores e coordenadores pedagógicos inscritos no Prêmio Pedro Bandeira participaram nesta semana de formação sobre literatura infantojuvenil, com o tema “Além do encantamento”. A capacitação foi ministrada por Juliana Furlaneti, da Fundação Educar, que abordou a importância de uma boa mediação de leitura e apresentou técnicas e recursos, inspirando os professores a trabalhar a prática da leitura em sala de aula. O objetivo da ação é valorizar e acolher os profissionais. O Prêmio Pedro Bandeira é uma iniciativa da Prefeitura de Limeira, por meio da Biblioteca Pedagógica da Secretaria de Educação, e da Escola Legislativa Paulo Freire, da Câmara Municipal.
Participaram os profissionais do Ceief Governador Mário Covas e das Emeiefs Limeira, Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, Padre Maurício Sebastião Ferreira, Profª Maria App. De Luca Moore, Profª Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi, Aracy Nogueira Guimarães, Dr. Waldemar Lucato e Tenente Aviador Ary Gomes Castro. A professora da escola Maria Thereza, Marielly Bernini de Oliveira Costa, participou da formação e classificou como “leve, produtiva e cheia de significado”. Ela afirma que momentos como este são importantes para “manter acesa a paixão por ensinar”, que muitas vezes é sufocada pelo dia a dia da profissão. “Me senti reconectada com a professora que habita em mim”, frisa.
DESAFIOS LITERÁRIOS
Alunos e professores das escolas que se inscreveram no 2º Prêmio Literário Infantojuvenil Pedro Bandeira começaram nesta semana a se mobilizar para a realização dos desafios literários. O objetivo da ação é o engajamento da comunidade escolar em experiências leitoras, estimulando o encantamento pela literatura, a criatividade, a comunicação, o protagonismo e o trabalho em grupo. Nesta edição, foram 1.102 estudantes inscritos, um aumento de 33% em relação ao ano passado (827 inscritos).
A ação é direcionada às turmas de estudantes do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. Os alunos irão receber exemplares dos livros Juliana pra lá de bacana (3º ano) e Meu silêncio colorido (4º e 5º anos). O primeiro desafio, que vai até 30 de junho, é a construção coletiva de uma resenha e de um vídeo para que outros leitores se interessem pelas obras e pratiquem a leitura durante as férias de julho. O professor da turma será o principal mediador das atividades, desenvolvendo a experiência da leitura de maneira colaborativa com os alunos.
Os desafios literários serão avaliados por comissão composta por profissionais que se destacam pelo notório conhecimento nos campos literário e pedagógico. Serão utilizados seis critérios de avaliação: comunicação, construção artística, criatividade, engajamento, protagonismo e trabalho em grupo.
DESAPEGO LITERÁRIO
Ao longo de todo o período de competição (2 de junho a 17 de outubro) ocorre o desafio permanente “Desapego literário”, em que os participantes devem arrecadar livros infantojuvenis e gibis. A pontuação será atribuída de acordo com a quantidade de exemplares, que posteriormente serão doados a entidades, para que possam ser acessados por outras crianças leitoras.
SOBRE O PRÊMIO
O Prêmio Literário Infantojuvenil Pedro Bandeira foi criado pela Resolução nº 884/2024. A homenagem ao autor Pedro Bandeira ocorre porque ele é considerado um dos pilares da literatura brasileira. Além disso, a cada edição o concurso contempla a escolha de outros autores para ampliação dos conhecimentos literários e culturais dos estudantes do ensino fundamental.
O regulamento, publicado no Diário Oficial da Câmara Municipal de Limeira e no Jornal Oficial do Município, estabelece as normas que vão reger a 2ª edição do concurso. O edital destaca o apoio da Fundação Educar DPaschoal, que contribuirá por meio das seguintes iniciativas: doação de livros para todos os alunos participantes, formação em literatura para professores e Prêmio “Professor Destaque”, em que será homenageado um professor de cada turma premiada (1º, 2º e 3º lugares por ano), reconhecendo o envolvimento, criatividade e dedicação no processo de mediação da leitura.