A Prefeitura de Limeira instituiu, por meio de decreto publicado nesta terça-feira (3), o Grupo Integrado de Ações Fiscalizatórias (GIAF), vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil. O objetivo é reforçar a atuação preventiva, educativa e repressiva da fiscalização municipal, com foco na garantia do sossego, combate aos pancadões e cumprimento de normas ambientais e sanitárias.

O GIAF será formado por agentes das secretarias de Segurança Pública, Saúde, Meio Ambiente e Fazenda. A coordenação do grupo ficará a cargo do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, que definirá estratégias, fluxos de trabalho e ações conjuntas, evitando sobreposição de atividades.

“O GIAF surge para garantir uma atuação mais coordenada entre os órgãos fiscalizatórios da prefeitura, com mais eficiência, agilidade e respeito à população”, destacou o prefeito Murilo Félix.

Na prática, o novo grupo vai unificar e sistematizar operações de fiscalização, otimizar recursos e melhorar a resposta a denúncias feitas pela população, com o uso de estratégias de inteligência. O GIAF também será responsável por planejar operações integradas, desenvolver treinamentos para os fiscais e analisar a legislação relacionada ao tema.

A iniciativa permite, inclusive, a convocação de outras secretarias para participar de ações específicas sempre que necessário.