Black Friday é um dia em que empresas, tanto físicas quanto online, oferecem significativos descontos. A data é comemorada sempre na última sexta-feira de novembro e, em 2024, será no dia 29. Mas muitas empresas têm ampliado a campanha de descontos para aumento das vendas ao longo de todo o mês de novembro, atraindo e preparando os clientes. Para que este objetivo seja alcançado com êxito, inclusive no pós-venda, é fundamental um planejamento estratégico para que, entre outros possíveis problemas, a empresa não incorra em propaganda enganosa.

Para qualquer segmento que pretenda fazer parte das campanhas de vendas da Black Friday, o advogado Rafael Rigo, do escritório Rafael Rigo Sociedade de Advogados preparou algumas dicas que podem ajudar a evitar uma série de consequências.

Planejamento

É fundamental que as empresas desenvolvam estratégia sólida e entendam as expectativas dos consumidores. O sucesso na Black Friday exige uma combinação de fatores, como marketing eficiente, logística preparada para lidar com o aumento na demanda e atendimento ao cliente sem falhas.

Descontos reais

Não subestimar o consumidor também pode ser um importante atrativo de novos clientes e fidelização. Em edições anteriores, já foram verificadas práticas de aumento dos preços às vésperas da Black Friday e, depois, os produtos voltam com os valores normais como se tivessem com descontos. Um planejamento adequado e análise da realidade de cada empresa ajudam na definição de descontos possíveis.

A chave é encontrar um equilíbrio: oferecer descontos atraentes para consumidores, mas com uma margem de lucro saudável.

Revisão do estoque

Faz parte do planejamento, destacado na primeira dica, uma auditoria no estoque. É muito frustrante para os consumidores se depararem com produtos esgotados no meio da promoção. Identificar com antecedência os que precisam de reposição evita surpresas desagradáveis e registros de reclamações.

Nesta auditoria, é possível identificar também sobras no estoque e, sobre estes itens, aplicar descontos mais vantajosos.

Logística e cumprimento de prazos

Na Black Friday, a alta demanda pode ser um grande desafio para a logística. Estabelecer parcerias confiáveis, que cumpram prazos, é essencial para garantir a boa relação com o consumidor.

Suporte ao consumidor

Outra dica muito importante é ter uma estrutura de atendimento adequada que possa dar suporte ao consumidor. Integrar soluções de atendimento que ofereçam suporte escalável, como chatbots para responder perguntas comuns e sistemas de ticket para gerenciar demandas, pode fazer a diferença. Não permita que clientes sintam-se inseguros antes e após a venda. Atender a todos os chamados, com retornos claros sobre o processo de venda, faz com que o consumidor tenha confiança e até retorne em outros períodos que não sejam de promoções. Lembre-se que, em época de muitos golpes, muitas pessoas buscam empresas que ofereçam este tipo de suporte.

Como evitar fraudes

Por ser um período de alta demanda, a Black Friday também é alvo de fraudadores. Para proteger tanto o seu negócio quanto os clientes, com vistas também à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é importante:

– Utilizar sistemas com ferramentas que analisam o comportamento de compra e identificam transações suspeitas;

– Manter os sistemas operacionais e de segurança atualizados;

– Oferecer opções de pagamento seguras;

– Validar informações de pagamento com confirmação dos dados do cartão de crédito com a instituição financeira e também verificando se o titular autorizou a compra;

– Ser transparente com os clientes sobre as medidas de segurança adotadas é um grande diferencial, até mesmo incentivando para que ele denuncie qualquer atividade suspeita.

Ao final, Rafael Rigo retorna à primeira dica sobre planejamento. “Tenha um plano de ação em mãos para casos de fraude. Esteja preparado com um protocolo, caso precise agir rapidamente. Comunique o cliente, a instituição financeira e as autoridades”, reforça o advogado. “Com essas dicas, o lojista, empresário, respeita o Código de Defesa do Consumidor protegendo-o, assim como a LGPD, que está vigente e deve ter a devida atenção por todas as empresas, seja de grande ou pequeno porte”, completa.

Rafael Rigo é advogado responsável pelo escritório Rafael Rigo Sociedade de Advogados, especializado em direito empresarial, societário, civil e consumidor.