Limeira promove nesta quarta-feira (25), no Teatro Nair Bello, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”, o evento é realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e reúne pessoas ligadas à área, educadores e autoridades.
Estiveram presentes na abertura o prefeito Mario Botion, o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos Costa, o presidente do Conselho das Pessoas com Deficiência, Douglas Aparecido Antônio, o secretário de Saúde, Vitor Santos, o secretário de Educação, André De Francesco, os vereadores Betinho Neves e Terezinha da Santa Casa, e a diretora de Proteção Social, Leia Serrano.
Para o prefeito, a conferência é o momento de se discutir as mudanças e os avanços dentro do contexto da preservação dos direitos das pessoas com deficiência, seja na inclusão, na acessibilidade ou na empregabilidade. “Daqui, teremos propostas que se tornarão políticas públicas a serem implementadas”, afirmou Botion. Ele ainda comentou o papel fundamental das entidades assistenciais na garantia desses direitos.
Mais conhecido como Douglas Robinho, o presidente do CMDPD mencionou diversos avanços que têm sido instituídos pela atual administração, como a implantação da Central de Intérprete de Libras (CIL) no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), a capacitação de servidores para Libras, a residência inclusiva e o Programa de Esportes Adaptados (Proesa). “Sou testemunha de todas essas melhorias”, enfatizou.
Segundo o secretário Marcos Costa, a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência deve ocorrer no início do próximo ano e também discutirá as propostas apresentadas na plenária municipal. “O governador Tarcísio de Freitas está empenhado em tornar São Paulo um estado em que todas as pessoas sejam incluídas. E Limeira está de parabéns pelos investimentos nessa área”, pontuou Costa.
“A conferência é um importante instrumento de voz para fazer o melhor para a população com deficiência. Limeira está muito a frente neste cenário”, observou a vereadora Terezinha da Santa Casa. “Fico feliz de ver esse teatro cheio para debater propostas importantes que vão garantir os direitos a essa população”, comentou Leia Serrano, que representou a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno.
PROGRAMAÇÃO
Durante a abertura da conferência, houve uma apresentação de dança do grupo Down Dance Brasil, projeto iniciado em 2017 pela Associação Amigos Especial de Limeira e que promove aulas gratuitas de dança. Após a cerimônia, o advogado e pós-graduado em direito previdenciário, Jefferson Pompeu Simelmann palestrou sobre a implementação dos direitos da pessoa com deficiência e inclusão.
No decorrer da conferência, são debatidas e apreciadas as propostas apresentadas durante a fase de pré-conferências, elaboradas a partir de cinco eixos temáticos. Os participantes são divididos em grupos para discutir as ideias propostas. Depois, as propostas são apreciadas e os participantes elegem os delegados que representarão Limeira na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.