O prefeito Mario Botion e a secretária de Habitação, Marcela Siscão, anunciaram, durante entrevista coletiva no início da tarde desta quinta-feira (28), ações da Prefeitura de Limeira que resultam em um pacote de 3.700 imóveis, que serão destinados à população de baixa renda do município. “São ações que refletem um trabalho muito positivo da secretária e da equipe comandada pela Marcela”, afirma Botion.
O principal anúncio foi a assinatura do termo de cooperação entre a Prefeitura, a Cooperativa Nacional de Habitação e Construção (Cooperteto), e a Caixa Econômica Federal. A cooperativa desenvolve um projeto habitacional em Limeira, no Jardim Manacá. Serão 740 imóveis, dos quais 250 disponibilizados para pessoas inscritas no cadastro municipal da Secretaria de Habitação.
O empreendimento da Cooperteto leva o nome do ex-vereador e líder de movimentos populares, “Nelson Caldeiras”. As propriedades são destinadas à população de baixa renda, limitado a R$ 2.640,00 de renda familiar.
Nesta sexta-feira (29), será publicado um decreto com o regramento para a demanda de 250 imóveis para pessoas do cadastro municipal. Os interessados terão 30 dias para renovar o cadastro ou se inscrever pela primeira vez.
Com base nesta atualização, a Secretaria de Habitação listará 1.000 nomes por ordem de critérios técnicos. De posse desta lista, caberá à Cooperteto realizar a análise documental das pessoas e aqueles que estiverem aptos a serem cooperados, os dossiês serão enviados para a Caixa Econômica Federal para a análise final.
O empreendimento está em fase final de aprovação em cartório.
MINHA CASA, MINHA VIDA
Outro anúncio feito por Botion e Marcela foi o credenciamento de Limeira no novo programa Minha Casa, Minha Vida, realizado no início de agosto. Como proponente, a Secretaria de Habitação destinou quatro áreas municipais que já foram incluídas no programa. O trabalho técnico e bastante ágil foi elogiado pelo superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Paulo Roberto Costa. “A Prefeitura de Limeira, a secretária Marcela e toda sua equipe estão de parabéns”.
Os projetos preveem 500 apartamentos no Jardim Jequitibás, 400 apartamentos no Jardim Antônio Simonetti, 400 apartamentos no Jardim Manacá/Recanto Verde e 500 casas no Residencial Monte Sinai. A aprovação final dos projetos será repassada pela Caixa Econômica Federal para o Ministério das Cidades.
MONTE SINAI
O empreendimento Monte Sinai, que vem sendo conduzido pelo município, segue em fase de aprovação de projetos. Nesse caso, são 1.060 lotes urbanizados que poderão receber casas ou apartamentos dos programas Minha Casa, Minha Vida e CDHU. A Secretaria de Habitação participa de toda concepção do empreendimento, como a contratação de projetos de infraestrutura e documentação que são submetidas aos órgãos de aprovação. O município está se mobilizando para buscar outras formas de captação para o empreendimento, como no programa estadual Nossa Casa.
NOVA CONQUISTA
Também foi anunciado na coletiva, a regularização da quadra C do Jardim Nova Conquista, após 20 anos de pendência. Serão beneficiadas 23 famílias. Houve necessidade da alteração do projeto de loteamento e a retificação urbanística da quadra “C”. Na noite de quinta-feira, as famílias beneficiadas foram ao Edifício Prada, para a assinatura dos documentos que permitirá a transferência definitiva da propriedade a quem de direito.