O Dia Nacional do Teatro foi celebrado nesta terça-feira (19). A data foi instituída pela Lei 13.442/2017, com foco em tornar as atividades teatrais cada dia mais acessíveis para o público em geral. Um dos cursos de iniciação oferecidos pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, no Departamento de Formação para as Artes, é o de teatro, coordenado pela professora Ana Lídia Miranda Durante, que ensina o fazer teatral na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), com dinâmicas e reflexões. O curso é gratuito.
Segundo a professora, o teatro está ligado à possibilidade da pessoa ser e existir no mundo, podendo ser uma profissão para alguém, um entretenimento ou uma experiência. “É através da teatralidade que a pessoa consegue se expressar, existir e falar dos seus desejos e sonhos. É um meio de existência, conectado com o ser humano. O teatro faz parte de quem eu sou”, disse ela.
Com diversas turmas, Ana Lídia conta hoje com 60 alunos, de várias idades, trazendo as mais variadas técnicas desta expressão cultural. “Oferecer o acesso gratuito a esse tipo de arte é garantir que as pessoas experimentem e vivam isso, fazendo parte da cultura”, diz. “O fato de a Emcea estar localizada no centro da cidade é um ponto fundamental, é uma oferta importante para nossa população”, completou.
Ator e diretor teatral também, o secretário de Cultura, José Farid Zaine, disse que o teatro é uma das linguagens artísticas mais antigas e sempre muito prestigiada pela população, de uma maneira geral. Em Limeira, ele explicou que as artes cênicas são valorizadas não somente nas atividades de formação para as artes, mas também sendo as protagonistas de um dos eventos mais importantes realizados pela Cultura, que é o Festival Nacional de Teatro. “Esse é um dos eventos mais queridos pela população limeirense, com investimentos do nosso orçamento, trazendo grandes nomes do teatro, anualmente, de graça para nossa cidade”, contou Farid.