A Divisão de Vigilância Sanitária (Visa) de Limeira iniciou nesta terça-feira (18), no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), uma capacitação gratuita sobre boas práticas na manipulação de alimentos. A iniciativa atende à determinação do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para estabelecimentos que oferecem alimentação. Cerca de 70 profissionais participam.
“Essa formação é voltada para cozinheiros, auxiliares e ajudantes de cozinha, entre outros profissionais que tenham contato com o preparo de alimentos em clínicas ou residências terapêuticas, instituições de longa permanência para idosos, orfanatos, albergues assistenciais, centro dia e centros de convivência”, explica a gerente da Visa, Carolina Duarte.
Segundo ela, a capacitação de hoje envolve aspectos teóricos sobre armazenamento, descarte adequado e condições de higiene, entre outros itens que devem ser seguidos. Na quinta (20), a capacitação será prática. “Buscamos trazer orientações dinâmicas para melhorar o atendimento às pessoas que são atendidas nessas instituições. Esse trabalho da Vigilância Sanitária é permanente”, afirma Carolina.