Com 76 anos e muita vontade de aprender, a aposentada Rosa Maria Ferreira Neves é uma das alunas do curso gratuito de informática oferecido no Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal). “Nunca é tarde para aprender, agora tenho a oportunidade de fazer algo para mim”, comentou.
O curso faz parte do Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, da Secretaria Nacional da Pessoa Idosa. “Retomamos esse programa em Limeira com a realização das atividades na área de tecnologia, mas outras ainda serão contempladas, como educação, saúde e mobilidade física. O município também recebeu, por meio de uma indicação do deputado Miguel Lombardi, computadores, datashow, televisão, equipamentos necessários para a inclusão digital”, explicou a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno.
Os cursos e oficinas acontecem por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Idosos. As aulas de informática são ministradas no NAC (Núcleo de Atendimento ao Cidadão). “O primeiro módulo tem seis aulas. Nesta etapa, eles aprendem noções básicas, como manusear o mouse, teclado, formatação de texto, como salvar arquivos, entre outras informações”, disse a instrutora Daniela Arantes Futemma.
A turma é formada por 11 idosos. Dedicados ao estudo, eles incentivam os amigos a buscarem novos conhecimentos e, principalmente, a independência digital. “Tenho computador em casa, mas não sabia muito bem como usar. As aulas têm me ajudado bastante”, contou Ernesto Amâncio, de 65 anos.
Mais informações sobre o curso de informática para idosos podem ser obtidas pelo telefone 3404-6226.