Conforme meu comentário aqui neste Farol de Limeira, de ontem, quando tratei da questão do aumento dos números da Covid, estava preparando uma matéria sobre a pandemia para a Tribuna de Limeira desta semana e, enquanto escrevia, e justamente sobre máscaras nas escolas da rede pública municipal de Limeira, uma ação que muitos municípios já estão adotando para a proteção das crianças, o Comitê Científico da Secretaria de Saúde do Governo do Estado voltava a recomendar, e anunciava através da imprensa, a necessidade de uso de máscaras de proteção facial em locais fechados.
Todos se lembram que a obrigatoriedade foi extinta pelo Estado de SP no dia 17 de março.
A diferença, agora, é que trata-se de uma recomendação, não obrigatoriedade, devido ao aumento no número de casos e internações. Outra diferença, e essa é a notícia do dia, é que as prefeituras poderão decidir, através de decretos municipais, se torna essa obrigatoriedade uma determinação legal ou não. Ou seja, está, a partir de agora, dada a oportunidade para que os prefeitos mesmo decidam sobre como tratar as medidas contra a Covid-19.
Vale lembrar que, no início da pandemia, quando o Governo do Estado era quem determinava as ações, o prefeito Mario Botion (PSD) sempre criticou as imposições do Estado, afirmando nas coletivas diárias que fazia, que cada município é um caso diferente.
Agora ele pode decidir.