O Nosso Lar, que tem 70 anos de tradição em Limeira, vai deixar de atender crianças e adolescentes. A informação é do presidente da entidade, Leonardo Arruda. Ele explicou que essa decisão tem como objetivo o cumprimento de uma legislação sobre serviços de acolhimento de crianças e adolescentes.
No local são atendidas atualmente 20 crianças, que terão que ser remanejadas para outras entidades da cidade, sendo que uma delas deve ser a Aldeia. Arruda explica que a nova legislação, em vigor desde 2009, prevê que o acolhimento não pode mais ser da forma que é feito atualmente. Agora, é preciso dividir essas crianças em dois espaços mistos, de no máximo 10 crianças.
Essa mudança no tipo de acolhimento deverá demorar cerca de seis meses para ser concluída. A nova legislação prevê que irmãos, mesmo de sexos diferentes, devem permanecer em um mesmo ambiente. Em Limeira, os meninos sempre ficaram no Nosso Lar e as meninas, na Casa da Criança Santa Terezinha.
O Nosso Lar, Serviço de Assistência à Criança foi fundado em 1948 por um grupo de senhoras, tendo à frente Lucinda Tank Kühl, que sentiu a necessidade de acolher e educar meninos órfãos. “Dona Lucinda” ou “Mamãe Lucinda” como era conhecida, se comoveu com a situação em que viviam crianças e adolescentes pelas ruas da cidade e, durante quatro anos, ela e seu esposo acolheram 19 meninos em sua casa, arcando com todas as despesas.
O prédio foi construído entre os anos de 1950 e 1952 e inaugurado em 30 de março de 1952. A entidade chegou a abrigar mais de 100 meninos durante décadas. Vale esclarecer que dos proventos necessários ao funcionamento da instituição, 75% são provenientes de doações e eventos. Arruda informou que novos projetos serão prestados para a população, como uma rede de assistência, promovendo atividades para atender famílias de baixa vulnerabilidade social.