O cartão de credito hoje em dia, é muito utilizado para parcelamento de compras, podendo o consumidor ter limite de credito, mas deve o consumidor ficar a tento a algumas regras.

1 – Renato existe algum cartão de crédito que se encaixa melhor ao bolso do consumidor? 

Sim, existem certos cartões de credito que o consumidor acaba pagando pelo o que não irá utilizar. Hoje em dia o cartão de credito, virou por muitas vezes um crediário, onde o consumidor parcela viagens, compra de materiais escolares, material de construção entre tantas outras coisa. Quando o consumidor vai até o banco ou recebe em sua casa um cartão de crédito com um bom limite, deve se atentar quanto a tarifa que está sendo cobrada e se o cartão de credito irá realmente ser útil para o consumidor. Quando oferecido um cartão de credito, (Black, Gold, Plus Internacional etc.) o atendente do banco diz “estamos oferecendo um cartão de credito sem anuidade”, porém, na maioria das vezes este cartão sem anuidade é somente no primeiro ano, logo após esse período, é cobrado uma trafica mensal para a utilização do cartão. 

Portanto, deve o consumidor ficar muito atento e questionar a atendente se não irá ter anuidade do cartão para que possa aceitar.

OUTRA QUESTÃO QUE O CONSUMIDOR DEVE SE ATENTAR É SE ELE REALMENTE PRECISA DAQUELE LIMITE DE CARTÃO DE CREDITO.

O consumidor tem que ver a real necessidade de possuir um cartão com um limite muito alto, e se há realmente a necessidade de pagar uma tarifa tão alta do cartão, pois na maioria da veze o banco oferece inúmeros benefícios como saque sem limite, banco 24 horas, talão de cheque ilimitado, entre tantos outros supostos benefícios que sequer o consumidor utiliza ou irá utiliza-los. O oferecimento do cartão de credito por parte dos bancos, é permitido e pode ser aceito ou não pelo consumidos, tomando sempre cuidado com o que está contratando. Além disso, o consumidor deve ficar muito atento em sua fatura para evitar descontos não autorizados e a inserção de “PACOTES DE SERVIÇOS” não solicitados pelo consumidor. Quem nunca, pegou a fatura do cartão de credito e ficou tentando adivinhar que desconto era aquele que não autorizou, tendo que ficar horas no telefone para pedir o estorno e o cancelamento do desconto?

Deste modo, deve tomar cuidado para não utilizar o limite do cartão de credito e ter que pagar juros do cheque especial, pois as taxas de juros do cartão de credito são altas e se o limite for muito elevado, pode virar uma bola de neve e o consumidor ficar endividado. O consumidor deve considerar a hipótese de ser vítima de crime, um estelionato, furto ou roubo do cartão de credito e neste caso se o limite for muito alto e se o mesmo cair em um golpe o prejuízo será maior ainda. Portanto, o consumidor deve entender primeiramente, se há realmente a necessidade daquele limite, para não cair em uma armadilha, feita por ele mesmo. 

DO CARTÃO DE CREDITO BÁSICO:

Destaca-se que após o consumidor entender a sua real necessidade e não precisar de inúmeros produtos oferecido pelos bancos, visto que não irá realmente utiliza-los, deve o consumidor pedir um cartão de credito básico, sendo o ideal para pagamento de contas, compra de produtos sem muitos pacotes adicionais.

ATENÇÃO CARTÃO DE CREDITO NÃO SE CONFUNDO COM CONTA SALÁRIO.

Alguns consumidores confundem conta salário sem taxa, com o fornecimento de cartão de credito, são coisas distintas.

CONTA SALÁRIO 

Seguindo as exigências legais, a conta salário é isenta da cobrança de tarifas bancárias. A conta salário é aberta a pedido da empresa, cabendo a ela escolher o banco de sua preferência. A conta salário costuma ter limitações, como a de não poder ser movimentada e não receber dinheiro de outras fontes. Somente pessoas físicas podem ter uma conta salário, pessoas jurídicas devem procurar outras opções. Outra característica é que ela não oferece a opção de cheque especial, ou seja, não é possível ficar com saldo negativo.

DOS BANCOS DIGITAIS – SEM TAXA 

Hoje em dia, no mercado, há várias opções disponíveis de bancos digitais que oferecem aos seus clientes contam poupança, corrente, podendo gerar até mesmo boleto bancário, sem a cobrança de taxa. Destaca-se que como o próprio nome diz, o banco é digital não existindo prédio físico, mas as vantagens do banco digital, podem superar rapidamente a necessidade de ir até o banco. Deste modo, o consumidor tem inúmeras ofertas no mercado, podendo escolher qual melhor irá atendê-lo. 

Por fim, o consumidor deve ficar muito atento para não cair na armadilha do limite do cartão de credito, tomar muito cuidado com as taxas de juros, para que não vire uma bola de neve a dívida do cartão de credito.