por Farid Zaine

@farid.cultura

– Mesmo lentamente, a volta do público às salas de teatro e cinema já é uma realidade. Com todos os cuidados necessários, o Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva recebeu um bom público nas últimas semanas. A Orquestra Sinfônica teve quase todos os seus concertos do “Mês do Rock” lotados, e continuou com apresentações de música brasileira, como os espetáculos com música de Milton Nascimento, Jovem Guarda e,nesta semana, Caetano Veloso. No último domingo,o Ballet Stagium, grande referência da dança no Brasil, também levou bom público ao teatro.

– O Festival de Gramado deste ano ainda não foi presencial. Contudo, as transmissões pelo Canal Brasil e Globoplay de todos os filmes concorrentes, possibilitaram  o acesso de um grande público aos filmes selecionados pelo festival gaúcho. Venceu “Carro Rei” como melhor longa brasileiro, e “O Novelo” foi eleito o melhor do público. 

– Os musicais em São Paulo também começam a retornar. Um deles já estreia neste início de setembro no Teatro Liberdade: “Cinderella”.

– A Secretaria de Cultura de Limeira já acertou data para apresentação da ópera “Gianni Schicchi”, de Puccini: será no dia 02 de outubro. A célebre ópera cômica, conhecida pela maravilhosa ária “O Mio Babbino Caro”, deve atrair muitos apaixonados pelo gênero. Maiores detalhes virão nos próximos dias.

– Estamos ainda em setembro, mas as apostas para o Oscar 2022 já correm soltas. Quem volta à cena, após as vitórias como diretor e melhor filme em 2017, com “A Forma da Água”, é Guillermo Del Toro. Seu novo filme, “Nightmare Alley”, remake de um clássico noir de 1947, com o título brasileiro de  “O Beco das Almas Perdidas”, com Tyrone Power, já é considerado um dos favoritos. Na nova versão, que deve manter o título brasileiro dos anos 1940, o elenco conta com Bradley Cooper e Cate Blanchett.

– Dois importantes festivais de cinema acontecem neste início de setembro. O de Veneza, que vai até o dia 11, e o de Toronto, que começa no dia 9. Em Veneza a abertura já vai dar o que falar, com a exibição do novo longa de Almodóvar, “Madres Paralelas”, estrelado por uma das musas do diretor espanhol, Penélope Cruz. Um dos mais aguardados filmes desta edição é “Duna”, ficção científica de Dennis Villeneuve, com Timothée Chalamet, Zendaya e Rebecca Ferguson. 

– Já é aguardada com ansiedade a segunda temporada de “The White Lotus”, na HBO Max,um sucesso surpreendente. A produção é requintada, tem ótimo elenco e situações sempre interessantes. Recomendo.

– “Beckett”, longa estrelado por John David Washington, o filho de Denzel Washington, é um thriller político interessante e uma boa opção na Netflix.

– “Nos Tempos do Imperador”, a novela das seis da Globo, tem produção requintada. O bom gosto começa pela abertura, com o tema cantado por Milton Nascimento, “Cais”, composição dele em parceria com Ronaldo Bastos. Outra joia da trilha sonora é Elis cantando “Sabiá”, obra-prima de Chico Buarque e Tom Jobim. Os ouvidos do Brasil agradecem.