O que é o glúten?
Muitas pessoas vivenciam problemas de saúde e transtornos digestivos relacionados ao consumo de trigo e de glúten. Existem, basicamente, três condições médicas que podem explicar este tipo de problema: a alergia ao trigo, a intolerância ao glúten (doença celíaca) e a sensibilidade não celíaca ao glúten.

Para que se realize um diagnóstico correto, é importante que se procure a orientação de um médico, pois alguns dos sintomas podem ser parecidos, causando confusão na identificação do problema.

A alergia ao trigo é uma resposta do sistema imunológico relacionada às proteínas presentes no trigo, incluindo o glúten, sendo mais comum em crianças. A doença celíaca é uma resposta do sistema imunológico relacionada diretamente ao consumo de glúten que está presente em diversos alimentos. E, por fim, existe um tipo de sensibilidade ao glúten que causa os mesmos sintomas da doença celíaca, porém estes pacientes não possuem doença celíaca e nem alergia ao trigo.

Quais os principais sintomas de intolerância a glúten?

1. Desconforto abdominal – inchaço e gases
2. Alterações intestinais – diarreia e prisão de ventre
3. Perda de peso
4. Dores de cabeça
5. Cansaço e falta de disposição
6. Problemas de absorção de nutrientes
7. Alterações de humor
8. Desenvolvimento de doenças como a osteoporose e a anemia
9. Problemas no desenvolvimento de crianças e adolescentes
10. coceira e aparecimento de ”bolinhas na pele”

Caso você se identifique com algum dos sintomas, é importante realizar o exame de sangue para ter o diagnostico do nível de intolerância.

Já falei aqui algumas vezes que quem não é intolerante não precisa tirar o glúten da alimentação. O glúten não engorda e não atrapalha o processo de emagrecimento.