A cidade do Rio aplicará a terceira dose de vacina contra a covid-19 em idosos a partir de setembro. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. A aplicação da terceira dose foi detalhada, em nota, pela assessoria da Secretaria Municipal de Saúde. “O Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 aprovou e recomendou a aplicação da dose de reforço (DR) nos idosos (60 anos ou mais). O calendário de vacinação da DR será elaborado e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde dentro de alguns dias. A previsão é de que a dose de reforço seja aplicada entre setembro e novembro, de forma escalonada para idosos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses, iniciando pelos residentes em instituições de longa permanência (ILPI), como asilos”, diz a nota da secretaria.
Segundo a SMS, ficou estabelecido que, independentemente da vacina tomada nas duas primeiras doses, para a terceira dose serão usadas vacinas da Pfizer e da AstraZeneca. Estudos científicos em vários países constataram que idosos têm, de forma geral, o sistema imune menos efetivo do que pessoas mais jovens, o que justificaria mais uma dose de reforço contra o coronavírus.
Em Limeira, o secretário de saúde, Dr. Vitor Santos afirmou que caso haja uma determinação da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade também vai promover a vacinação da terceira dose, desde que as vacinas sejam disponibilizadas.

Foto: Rovena Rosa Agência Brasil