Vale dos vinhedos – um lugar perfeito para maratonar vinhos brasileiros premiados internacionalmente, e desfrutar da alta gastronomia italiana muito bem representado no sul do Brasil na área que abrange os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira.
Cidades colonizadas principalmente por imigrantes italianos, a partir de1875, que trouxeram consigo a cultura de produção dos vinhos, o trabalho duro, pratos de comer com os olhos e o jeitinho de conversar reconhecido a distância.
Eles encontraram no solo, um dos motivos responsáveis pela fama internacional alcançada pelos vinhos produzidos na região e em 2002 e obtiveram registro de Indicação de Procedência (IP). Já em 2012, foi reconhecida a Denominação de Origem – a primeira região de vinhos do Brasil, cuja qualidade ou caraterísticas se devem essencialmente aos fatores naturais e humanos da manufatura no meio geográfico.
Com tantos adjetivos, o Vale dos Vinhedos abriga vinícolas mundialmente reconhecidas, impecável oferta hoteleira e gastronomia comandada por grandes chefs.
Atividades não faltam ao longo do dia e possibilitam um roteiro perfeito composto por 72 horas. Incluindo visitações inesquecíveis que vão desde o plantio à produção dos vinhos e ainda em apenas um piscar de olhos é possível se imaginar na Toscana na Itália. Vislumbrando parreiras incríveis saboreando um autêntico capeletti in brodo ou ainda sentindo o gosto do tomate totalmente natural implementado pelos colonos que mantem intacto o processo de produção no caminho das pedras, junto a casas que pararam no tempo e permitem uma viagem emocionante ao final do século XIX, entre paisagens que parecem sair do conto de história, mas perfeito do mundo.