Sim, o do Ratinho chef de cozinha.
Sabe aquela hora que ele experimenta um pedaço de queijo e uma uva, e de repente na cabecinha dele explode fogos de artifício?

É exatamente assim que deve ser quando harmonizar um prato e um vinho.
Pode parecer um bicho de sete cabeças no começo, mas com o tempo se torna uma aventura incrível, com muitos acertos, e alguns erros pelo caminho, normal.

Além do meu curso completo 100% on line, Descomplicando o mundo dos vinhos para mulheres, onde eu tenho mais de 50 alunas inscritas pelo hotmart (para saber mais é só acessar meu Instagram), eu ministro um workshop presencial de harmonização de queijos e vinhos.
Na última quinta feira, dia 5 de agosto de 2021, retornei com mais uma turma depois de uma longa parada devido à pandemia.
O workshop ocorreu na casa da embalagem que também tem um empório Mineiro, da proprietária Andreza Sala.
Esse workshop eu dou uma boa introdução de vinho, mas ele é focado em degustar e harmonizar.

Dessa vez eu selecionei 5 tipos de queijos e 5 diferentes vinhos, para que os participantes pudessem sentir a mágica acontecer. Uma das combinações que eu amo fazer é com espumante.

Falar de harmonização com espumante não é uma tarefa difiícil, já que esse tipo de vinho combina com quase tudo, quando o assunto é harmonizar.

A acidez e a efervescência desse vinho, podem combinar com preparações leves até as mais encorpadas. Não é à toa, que ele é um curinga junto à tábua de queijos, não importa quais estilos você tenha nela.

Além dos espumantes, aqui vão algumas dicas extras de vinhos com cada queijo.

-Brie: Chardonnay
-Burrata: Sauvignon Blanc
-Mussarela: Riesling
-Gouda ou Emental: Pinot Noir
-Provolone: Merlot
-Parmesão: Cabernet Sauvignon
-Grana Padano: Malbec
-Gorgonzola: Moscatel ou vinho do Porto


É uma experiência incrível para quem quer aprender mais sobre esse universo dos vinhos, que é tão lindo. Fica aqui meu convite, para quem quiser participar de um próximo, que com certeza será demais.

Veja a galeria de fotos desse encontro: