Com a aproximação do final das Olimpíadas 2020, adiadas para este ano de 2021, ficam ainda por muito tempo mantidas as imagens, os sons e as emoções das disputas, das conquistas de medalhas, das nações se orgulhando de seus atletas, seus times, seus campeões. Mas não apenas isso: por trás de cada medalha está a vida do atletas, e não raro vemos emocionantes histórias de trabalho e superação para se chegar a um pódio. Não foi diferente nesta edição. Acompanhamos com lágrimas nossos atletas recebendo medalhas, nosso Hino ecoando, e ouvimos as histórias desses homens e mulheres que dedicam a vida a uma incansável busca de seus objetivos.

O cinema, claro, atento a isso tudo, sempre buscou nas histórias de luta e superação dos atletas, temas para muitos filmes de sucesso. Então, no embalo das Olimpíadas que estão se encerrando, ficam dicas de longas que abordam o tema,  em geral filmes que também foram vitoriosos com prêmios e sucesso de público. Alguns deles, que uma breve busca nas plataformas de streaming vai indicar onde vê-los:

  • Carruagens de Fogo (Chariots of Fire), filme britânico de 1981, vencedor de 4 Oscars , incluindo o de Melhor Filme, além do Globo de Ouro, Bafta e Cannes, onde recebeu o prêmio do Júri Ecumênico. O tema musical de Vangelis é até hoje grande referência a tudo que é relativo a competições esportivas.

  • Rocky, Um Lutador (Rocky)- História de Rock Balboa, personagem vivido por Silvester Stallone, inspirado na vida de Rock Marciano. Ganhou o Oscar de Melhor Filme, direção e edição em 1976, desbancando o favorito, o hoje clássico de Martin Sorsese “Taxi Driver”.

  • Um Sonho Possível (The Blind Side)- Filme de John Lee Hancock, que deu o Oscar de Melhor atriz para Sandra Bullock em 2010. História de Michael, jogador de futebol americano que, abandonado, é praticamente adotado pela personagem de Bullock, Anne, e assim tem a vida completamente modificada. 

  • Menina de Ouro (Million Dollar Baby) – Grande sucesso dirigido por Clint Eastwood, que deu o Oscar de Melhor Atriz para Hilary Swank e ator coadjuvante para Morgan Freeman. Venceu ainda como Melhor Filme e Melhor Diretor. Swank tem atuação arrasadora como uma lutadora de Boxe treinada pela personagem de Eastwood.

  • O Vencedor ( The Fighter)- Longa de David O. Russel de 2010, que deu o Oscar de melhor ator coadjuvante para Christian Bale e atriz coadjuvante para Melissa Leo. Belo drama familiar sobre conflitos entre irmãos, sobre boxe.

  • Invictus – Dirigido por Clint Eastwood, o longa conta a história sobre como Mandela lidou com a vitória da África do Sul na conquista da Copa Mundial de Rugby. Emocinante ligação do esporte com a política e a luta contra o racismo. Com Morgan Freeman e Matt Damon.

E ainda há muito mais, e quem pesquisar descobrirá rapidamente outras importantes opções.