A temperatura ideal de cada vinho, pode passar despercebida por muitos, como um detalhe, mas na verdade é de extrema importância e faz muita diferença na sua experiência.
Nada influencia tanto na apreciação de um vinho quanto sua temperatura. O vinho é uma bebida bem delicada.

O Vinho Tinto por exemplo, se tomado em temperatura abaixo de 8°, os aromas ficam mais difíceis de se notar.
Por outro lado, se estiver sob alta temperatura, como 25°C, o álcool será predominante. Quanto mais baixa a temperatura do vinho, mais seus taninos e amargor se evidenciam.
O ideal é respeitar a temperatura ideal de cada estilo de vinho.
São eles:

Espumante 4ºC à 10ºC

Vinho Branco 6ºC à 12ºC

Vinho Tinto Leve 12ºC à 15ºC

Vinho Tinto Encorpado 16ºC à 18ºC

Porto, Jerez e outros fortificados
13°C à 18ºC

De forma geral, os vinhos devem sempre ficar em temperatura fresca. O ideal é que o local de armazenamento tenha entre 12 e 16ºC, sem muita oscilação.

Pense no vinho como aquele amigo chato, ele odeia barulho, luminosidade e calor.

O lugar e armazenamento do vinho precisa ser firme, para que a garrafa não se mova desnecessariamente. Estantes ou geladeira não são boas opções para armazenar o seu vinho. Deixá-los no chão ou em um móvel com espaço apropriado, do tipo colméia, é mais adequado.

A maneira mais adequada para armazenar suas garrafas de vinho, é na posição horizontal, já que desta maneira as rolhas estarão sempre em contato com o vinho, mantendo-se hidratadas e evitando a entrada de oxigênio nas garrafas, que oxidariam a bebida, afetando sua cor, sabor e aroma.
As rolhas de screw cap, podem ser armazenadas na posição vertical, ou seja, a garrafa pode ficar de pé. Porém, respeite sempre o local, temperatura e umidade.

DICA:
Para gelar o vinho na hora de servir, você pode usar a geladeira, e é útil saber que na parte interna da porta de uma geladeira, a temperatura mínima permanece em torno de 12ºC, já no fundo, é de mais ou menos 3ºC e no meio, cerca de 6ºC. Para os tintos que pedem temperaturas mais altas do que 12ºC, deixe-os gelar na porta da geladeira por um período de, no máximo, duas horas.
Os espumantes podem ser colocados em um balde com gelo e água, cerca de 40 minutos antes de servir.

Agora você já pode servir seus vinhos na temperatura correta.