Limeira recebeu nesta quinta-feira (22), mais um lote de vacinas contra a Covid-19. Foram 5.060 doses da CoronaVac/Instituto Butantan, 15.985 da AstraZeneca/Fiocruz e 1.008 da Pfizer/BioNTech. Ao todo, são mais 22.053 doses de vacinas.
Com isso, a Secretaria de Saúde vai promover neste sábado (24), das 8h às 13h, um plantão de vacinação para aplicar a segunda dose contra a Covid-19. A iniciativa visa reforçar a importância da dose de reforço. O plantão acontecerá nos drives do Parque Cidade e do Limeirão e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dores 1, Nova Europa e Aeroporto.
Diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari explica que a segunda dose das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer completam o esquema vacinal contra o coronavírus. “As pessoas devem checar no comprovante de vacinação a data para receber a segunda dose e aproveitar esse plantão para colocar em dia a imunização”, afirma Ferrari.
Além do reforço, quem está apto para receber a primeira dose também poderá aproveitar o plantão para se vacinar. Nesse caso, é preciso ter em mãos o documento de identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço. Para grupos fora da população em geral também é preciso apresentar documento que comprove situação. As informações podem ser conferidas em www.limeira.sp.gov.br/vacinacao.
Desde janeiro, o município já recebeu 260.145 doses de vacinas, sendo: 106.085 da CoronaVac; 122.021 da AstraZeneca/Fiocruz; 23.874 da Pfizer/BioNTech; e 8.165 da Janssen. Até esta quinta-feira, conforme balanço da saúde, 229.074 vacinas foram aplicadas em Limeira, entre primeira, segunda e doses únicas.
Vacinação contra a Covid beneficia jovens com 25 anos
A população geral com 25 anos ou mais pode se vacinar contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira (23) em Limeira. Segundo a Secretaria de Saúde, a imunização segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dores 1, Nova Europa, Hipólito 1, Planalto, Aeroporto, Rubi, Cecap e Morro Azul, e nos drive-thrus do Estádio Limeirão e do Parque Cidade, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Para receber a vacina, a população deve apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. Para outros grupos prioritários, também é necessário ter em mãos documento específico que comprova a situação. A Secretaria de Saúde orienta as pessoas a se cadastrarem previamente no Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br) para agilizar o procedimento.
Paralelamente, seguem sendo vacinadas as pessoas com Síndrome de Down, transplantadas, em terapia renal substitutiva; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; motoristas de caminhão e do transporte coletivo; trabalhadores da saúde e da educação; gestantes; puérperas; e lactantes com bebês de até 12 meses – todos devem ter mais de 18 anos.