Candidato fala de suas prioridades e quais são seus principais projetos para um futuro governo; a Tribuna aguarda a manifestação de Murilo Félix, que também disputa o 2º turno

Antonio Claudio Bontorim

LIMEIRA

claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

A Tribuna de Limeira traz, nesta semana, entrevistas com os candidatos que estarão no 2º turno, para a disputa das eleições municipais. A reportagem procurou os dois candidatos, Betinho Neves (MDB) e Murilo Félix (Podemos), enviando a eles alguns questionamentos sobre o pleito, sobre o primeiro turno e como pretendem levar suas campanhas até o dia das eleições, no próximo dia 27, o último domingo de outubro. Até o momento, a Tribuna ainda não teve retorno do candidato Murilo Félix e aguarda sua manifestação, para a produção da matéria. De acordo com Betinho, a maior dificuldade que teve no primeiro turno foi a produção de fake news contra ele, que chegaram a atingir até a família. “Notícias falsas e informações maldosas, até para atingir minha família”, disse ele à Tribuna.

Betinho Neves (MDB), que obteve 58.970 (38,81%) dos votos válidos em Limeira, sendo o candidato mais votado do 1º turno, no último dia 6, falou à Tribuna de Limeira na segunda-feira, 14, para tratar da campanha ao 2º turno, que disputará com Murilo Félix (Podemos), que alcançou 49.072 (32,29%), dos votos, ficando em segundo. O emedebista, que tem como candidata a vice a Dra. Mayra Costa (Republicanos), afirmou que sua campanha segue firme no compromisso de apresentar propostas claras e viáveis para Limeira, Além de elencar algumas delas, Betinho Neves falou que espera uma transição tranquila do atual governo e que fará uma auditoria nas obras em andamento, seus valores e as dívidas que herdará, além de suas prioridades.

A seguir, acompanhe a íntegra da entrevista de Betinho Neves.

Tribuna de Limeira: Como você pretende levar sua candidatura neste 2º turno? Acredita que poderá contar com o apoio dos outros dois candidatos derrotados e do prefeito Mario Botion (PSD), já que fez parte de bancada governista nos últimos anos?

Betinho Neves: Minha candidatura segue firme no compromisso de continuar apresentando propostas claras e viáveis para melhorar Limeira. Prosseguimos trabalhando intensamente, como fizemos no primeiro turno, levando nossa mensagem de mudança à população, com novos projetos e foco na segurança, na saúde, na educação e na geração de emprego, entre tantas outras prioridades. Nosso grupo representa o novo, formado por gente técnica, dedicada e que, acima de tudo, sabe e gosta de cuidar das pessoas e da nossa cidade. Respeito o atual governo, mas não temos nenhum vínculo. Acredito no apoio da população e que candidatos sérios, que concorreram ao cargo de vereador, ainda que não tenham sido eleitos, confiam em nossas propostas e estarão nos apoiando para fazer Limeira avançar.

Tribuna: Você já os procurou ou foi procurado por eles? Em especial pela vice-prefeita Erika Tank (PL)? Como será a composição do seu secretariado?

Betinho Neves: Depois das eleições, fiz um contato formal com a vice-prefeita Erika Tank, parabenizando-a por sua candidatura e pelas propostas que apresentou para Limeira. Até o momento, não recebi contatos dos demais candidatos ou de seus representantes, mas tenho profundo respeito por todos os envolvidos no processo eleitoral e estarei sempre aberto ao diálogo para ouvir sugestões e construir uma agenda que beneficie nossa cidade. Quanto à composição do meu secretariado, reforço que ainda não há nomes definidos, mas as escolhas serão baseadas em critérios técnicos, com pessoas da área, capacitadas e que entendam as necessidades da nossa população. Prezo por resultados, eficiência, transparência, honestidade e, sobretudo, comprometimento em buscar o melhor para nossa cidade. Muito tem se falado sobre a Secretaria da Educação, mas posso garantir que escolheremos alguém com experiência na área e que tenha uma excelente relação com os nossos profissionais da educação, pois é uma das prioridades da nossa gestão.

Tribuna: Qual foi sua maior dificuldade para levar adiante a campanha no primeiro turno? Qual foi o papel de sua candidata a vice, a Dra. Mayra Costa (Republicanos)?

Betinho Neves: A campanha no primeiro turno teve seus desafios, sendo a principal dificuldade lidar com fake news, notícias falsas e maldosas, com a desinformação. Tentaram atingir a minha honra, a minha imagem e até da minha família, mas a conexão que tivemos com as pessoas nos ajudou a superar esses obstáculos. Nossa campanha sempre foi propositiva, apresentando soluções concretas para Limeira, como melhorias na segurança, fim das filas de exames e consultas, criação de 1.500 vagas em creches e ações para atrair empresas e empregos. Sou profundamente grato pelos quase 60 mil votos que obtive e pela confiança depositada pela população. Além disso, ter ao meu lado a Dra. Mayra, a principal liderança feminina de nossa cidade, tem sido fundamental. Ela é uma mulher aguerrida, médica e religiosa, cuja missão é ajudar as pessoas. Também é do mesmo partido do governador Tarcísio de Freitas, que já afirmou que, comigo e a Dra. Mayra na prefeitura, o governo de São Paulo terá as portas escancaradas para atender Limeira. E é isso o que esperamos e iremos cobrar.

Tribuna: O governador Tarcísio de Freitas vai entrar na campanha neste segundo turno, já que sua vice é do mesmo partido dele?

Betinho Neves: Tenho grande respeito pelo governador Tarcísio de Freitas. Durante a campanha, tivemos várias reuniões, tanto pela conexão com a Dra. Mayra, minha vice, como pela excelente relação que ele tem com o deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do meu partido. Isso facilita o diálogo com o governo estadual. O governador já manifestou seu apoio e assumiu um compromisso conosco, garantindo que, quando formos eleitos, as portas do governo de São Paulo serão escancaradas para Limeira. Ele já manifestou seu apoio e assumiu um compromisso conosco. Se sua agenda permitir, haverá grandes chances de ele estar em Limeira comigo e a Dra. Mayra, demonstrando apoio e fortalecendo nossa mensagem de esperança e mudança para a população.

Tribuna: Quais são suas principais propostas para o Município de Limeira? Vai continuar as obras deixadas pelo prefeito Botion? Acredita que encontrará uma dívida pesada para administrar?

Betinho Neves: As principais propostas, minha e da Dra. Mayra, são para melhorar a qualidade de vida da população de Limeira. Para nós, todas as áreas são prioritárias. Na Segurança, abriremos concurso para 100 guardas-civis, implementaremos rondas em parceria com a Polícia Militar e instalaremos 500 câmeras com reconhecimento facial. Também teremos quatro bases de segurança e resolveremos, em 90 dias, o problema com os moradores em situação de rua, além de fiscalizar os pancadões. Queremos que Limeira seja um lugar seguro para todos. Na Saúde, implantaremos o programa “Mais Saúde”, que incluirá uma UPA no Jardim Grêmio e o funcionamento da UPA do Jardim Aeroporto, bem como das UBS do Santa Eulália e do Geada. Ampliaremos o horário da UBS do Jardim Nova Suíça e zeraremos as filas de consultas e exames por meio de mutirões e contratações. As pessoas acamadas receberão remédios por “delivery” e iremos abrir mais farmácias municipais nos postos. Já na Educação, vamos criar 1.500 vagas para crianças nas escolas, reformar pelo menos cinco unidades e construir uma nova escola, garantindo que todas as crianças de Limeira tenham acesso a uma educação de qualidade. E para o Desenvolvimento, nossa gestão buscará atrair empresas e gerar empregos, promovendo oportunidades para todos os limeirenses. Temos muitos projetos e convido a todos a acompanhar nossas redes sociais e ler nosso plano de governo para entender melhor o que está por vir. Sobre a questão financeira, sempre há desafios orçamentários. Faremos uma revisão dos contratos e reduziremos cargos em comissão, sempre com uma gestão transparente e ao lado de uma equipe técnica e honesta, garantindo que nossa população seja bem atendida.

Tribuna: Se vencer as eleições você espera uma transição tranquila com o atual governo?

Betinho Neves: Com certeza espero uma transição tranquila com o atual governo. O prefeito Mário Botion, que é um político experiente e pensa em Limeira, fornecerá as informações necessárias para que possamos fazer uma transição tranquila e colaborativa. Esse processo de transição é importante para garantir que serviços essenciais à população continuem sem interrupção e possamos já nos primeiros dias adotar as ações necessárias para melhorar a vida das pessoas. Quero também novamente parabenizar os vereadores eleitos, que certamente formarão um Legislativo de excelência. Nosso governo será pautado pelo diálogo e, já durante a transição, estabeleceremos um bom relacionamento, sempre respeitando a separação de poderes e as atribuições de cada um. O objetivo final deve ser sempre o mesmo, ou seja, melhorar a vida das pessoas que vivem em nossa cidade.