A necessidade de prevenção ao câncer de mama e de próstata foi exaltada por todos que participaram do lançamento das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul 2023, na manhã da sexta-feira (29), nos jardins do Edifício Prada. O evento contou com a presença do prefeito Mario Botion, da presidente do Fundo Social, Roberta Botion, da vice-prefeita Erika Tank, do presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, entre outros. Houve, ainda, apresentação do coral da Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), sob a regência de Rosivaldo Mena Pires. A iniciativa das campanhas é da Prefeitura de Limeira, Fundo Social, Alicc, Santa Casa e Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Botion ressaltou a importância da realização dos exames de prevenção, como forma de diagnosticar o câncer de mama e o de próstata ainda na fase inicial. “Temos a obrigação de divulgar as ações dessas duas campanhas a familiares, amigos e colegas de trabalho, pois quanto mais cedo o câncer é descoberto, maiores as chances de cura”, frisou.
O público-alvo do Outubro Rosa são as mulheres de 50 a 69 anos, que devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para solicitar o agendamento da mamografia. Mulheres a partir dos 40 anos também podem requisitar o exame, se houver necessidade de rastreio precoce em razão de histórico clínico e familiar de câncer de mama.
Como forma de facilitar o acesso aos 2.050 exames disponibilizados durante a campanha, as mulheres não precisam agendar consulta médica para solicitá-lo agora em outubro. Na UBS, o próprio enfermeiro(a) emitirá o pedido e agendará a mamografia. Vitor Santos observou que o exame é rápido, seguro e capaz de detectar o câncer de mama em estágio inicial. Ele informou que Limeira não tem fila de espera pela mamografia, o que coloca o município em posição de destaque na área da prevenção. “Somos a cidade que mais realiza exames de mamografia na região e nosso esforço é para melhorar cada vez mais a linha de cuidados com a saúde”, disse o secretário de Saúde.